Capelania



SOBERANIA DE DEUS

A Soberania de Deus é pregada e ensinada por muitas pessoas e Igrejas. Falar da Soberania é uma coisa. Vivê-la é uma situação totalmente diferente, que traz implicações sobre o próprio modo de viver. Devemos sair do discurso e experimentar a prática da Soberania de Deus. No mínimo mudaremos nossos pensamentos e experimentaremos o que é, na realidade, “descansar no Senhor”, “esperar pelo Senhor”.

A História de Israel traz revelações interessantes sobre a Soberania de Deus. Uma lembrança que me ocorre é a libertação da escravidão quando o povo era cativo no Egito. Diz a Palavra de Deus que o Senhor “endureceu o coração de Faraó”. Deus, na realidade, usou Faraó para o cumprimento dos Seus desígnios. Já no Novo Testamento, vemos que Judas e os guardas que prenderam Jesus, estavam a serviço do Senhor. Isso leva a mudanças profundas, como a que aconteceu com o Apóstolo Paulo ao escrever: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” O entendimento da Soberania de Deus aconteceu no coração do Apóstolo.

Muitas coisas que acontecem não são fáceis de entender, pois nem sempre a proposta de Deus é “entender”. Ele, na maioria das vezes, requer de nós submissão. Fica claro ao pensarmos sobre Soberania, que Deus realiza coisas que fogem à lógica humana. Na Soberania, perda é aquisição; derrota é vitória; maldição é bênção; morte é vida! O agir de Deus nos surpreende! Nosso entendimento “é nada” diante das ações do Soberano Senhor. Sua proposta para nós é uma vida vivida à luz da Soberania. Muita diferença fará esse “estilo de vida”. Vamos experimentar?

Capelão Gomes