Debate Criação de UMEM/Igreja




A controvérsia sobre a questão dessa idéia e criação da Igreja é normal, a publicação visa o amplo debate e esclarecimentos, senão vejamos:

1- Com o estabelecimento da Igreja de Militares Evangélicos da Marinha criou-se uma nova denominação?

Não. Essa Igreja é atípica, sendo um acréscimo na visão normal da UMEM, sendo dois aspectos acrescentados:

1º aspecto macro, em estabelecer um ponto onde o militar pode comunhão periodicamente, sem sair/interferência de sua denominação; onde o capelão naval da Marinha ou a UMEM poderá celebrar atos formais (casamentos, cultos oficiais, Páscoa de militares, e outros). Esse aspecto é para, também, possibilitar uma REPRESENTAÇÃO maior da fé militar perante a Marinha e a sociedade civil.

O militar não tem ponto de referência, a UMEM é vista como associação, grupo, comunidade e o que se pretende é possibilitar uma postura mais firme e ousada dos militares perante a sociedade.

2º aspecto estrito, em estabelecer um local para o militar em trânsito freqüentar, e possibilitar aqueles militares e/ou civis caso desejam comunhão com a UMEM no sentido mais espiritual.

2- A Igreja de Militares Evangélicos da Marinha é apenas um templo (capela) onde serão realizados cultos eventuais, ou sistemáticos, todos os domingos, inclusive com escola dominical como em qualquer igreja? Não somos contra a realização de cultos, tanto assim que temos toda 2º quarta-feira do mês, na nossa sede, um culto de confraternização das REAS.

A idéia é uma Igreja que terá a visão da UMEM mais visão de Igreja, no que for pertinente, sendo com características diferentes de uma Igreja normal. Ela poderá ter maior número de atividades espirituais, em estudo tal possibilidade.

3- Esta igreja possuirá membros que deixarão suas igrejas de origem?

Não existe a intenção de retirar nenhum militar de sua igreja de origem. A Igreja será uma filial da UMEM, obedecendo ao estatuto e tendo uma diretoria própria, no sentido de uma filial da UMEM e não de estrutura de igreja.

Tendo os dois aspectos de visão anteriormente mencionados (pergunta1), onde no segundo aspecto poderá ter sim pessoas que freqüentem a UMEM/Igreja não com a preocupação de membros, mas de freqüentadores.

4- Se verdadeira a hipótese anterior, não será justificável agora a objeção de pastores de algumas denominações de terem seus membros militares como participantes da UMEM com receio de perdê-los para a Igreja da UMEM? Sempre alegávamos que éramos uma associação de militares evangélicos, mas não uma igreja e que, portanto, não "roubaríamos" membros de nenhuma igreja.

A UMEM continuará existindo normalmente com a sua visão já estabelecida, entretanto está surgindo uma oportunidade de se adquirir a Casa Branca, do lado da Casa Verde, local da sede da UMEM, onde por que não estabelecer uma visão maior de apoio aos militares e de REPRESENTAÇÃO da fé militar perante a Marinha e a sociedade civil.

Ninguém precisa sair ou deixar de dar o dízimo nas suas igrejas seculares, mas estamos contemplando a fé militar de um modo mais amplo e possibilitando uma maior liberdade a sua manifestação.

5- Com a criação de uma "igreja" não estaremos fugindo do propósito inicial de sermos apenas uma união de militares evangélicos de várias denominações adorando a um Deus único, mas respeitando as diferenças doutrinárias de cada igreja?

A UMEM continuará como sempre, como mencionado é da oportunidade de se comprar o imóvel e estabelecer uma igreja pertencente à UMEM, como sendo uma filial UMEM/Igreja, ficando ao lado da filial UMEM/SPA, UMEM/ES, UMEM/RG, UMEM/AM e agora UMEM/NúcleoEAMSC, digo com a estrutura da UMEM, tendo uma visão mais ampla aqui no Rio de Janeiro.

Importante o debate e o questionamento, porém temos o que se está colocando é uma idéia, sonho, pensamento, onde temos como confiança se for de Deus será implementado. A proprietária da Casa Branca está estudando a proposta da UMEM para vender ou não o imóvel.

6- Qual é a finalidade?

A intenção é de se criar outra filial da UMEM, denominada como Igreja da UMEM, tendo a diretoria e demais funções estabelecidas, conforme o estatuto, visando ser uma igreja atípica dos modelos atuais existentes, com dois princípios, a saber: de representação e apoio dos militares evangélicos.

7- Qual é o motivo do nome Igreja?

O título igreja possui aspectos, como: cultural; psicológico; abrangente; impacto e manifestação de uma "fé militar” (apesar de que ela é única, mas no caso para representar características do meio militar).

II) Comentários do militar desejando entender a criação.

Queridos e amados irmãos em Cristo,

A Paz do Senhor Jesus!

Desculpem-me por encontrar-me tão ausente dos contatos com V.Sª, mas graças a Deus tenho sido chamado para um Ministério árduo mais vitorioso, crianças e adolescente de áreas de riscos. Mas, lendo este e-mail, digo que não entendi nada.

A UMEM vai ser IGREJA, com pastores, doutrinas, etc. Por que? Qual o sentido? Para que? Amados vocês não acham que nós temos muitas IGREJAS, e o que verdadeiramente nós precisamos é de encontrarmos meios para que as já existentes quebrem suas muralhas e unam-se pro único e verdadeiro propósito de levar o evangelho de Cristo e cultivarmos o amor Cristo.

Amados mais uma vez, desculpem-me, mas quero entender para que possa passar para os nossos irmãos aqui em Fortaleza.

Não quero jamais criticá-los, e sim entender.

Que as bênçãos de Deus sejam cada dia mais derramadas sobre nossas vidas.

III) Respostas aos comentários do militar.

Ao prezado irmão e demais irmãos em Fortaleza, como foi dito o assunto traz controvérsias, porém estas controvérsias ou dúvidas são saudáveis para que exista um amplo debate e entendimento do assunto, Entretanto, solicita-se que se leia com calma e devagar para evitar "não entendi nada".

As suas perguntas:

1) UMEM vai ser IGREJA com pastores, doutrinas, etc.

A UMEM vai ter uma filial Igreja ATÍPICA, com uma diretoria igual as outras filiais, com a observação que o presidente será o pastor da Igreja, o que não necessariamente ocorre com outras filiais. Não existirão doutrinas.

2) Por que?

Nós militares precisamos ter REPRESENTATIVIDADE perante a sociedade civil e para o meio militar, como por exemplo:

se mostrar que existe uma fé militar evangélica única, para combater a discriminação por denominação existente quando o militar vai retirar sua identidade e precisa responder sua religião por denominação, você sabia?;

outro ponto interessante, é que no EMFA existe um Arcebispo católico para gerenciar a fé católica no meio militar, você sabia? Então como mostrar a nossa fé se não existe uma representatividade?

3) Qual o sentido?

Existem dois sentidos básicos: o de representatividade já foi explicado; agora outro é para atender aos militares em trânsito, aos marinheiros das escolas de aprendizes quando embarcarem na Esquadra-vide projeto Estrela de Belém, aos cultos cívicos, etc.

4) Para que?

A UMEM realiza intercâmbio com a NCF-Naval Christian Fellowship; MEP-Militares Evangélicos de Portugal; e outros países; bem como o evento das olimpíadas das Forças Armadas a serem realizadas no Rio de Janeiro.

Então como fazer para montar uma estrutura de apoio aos militares irmãos dos navios estrangeiros e aos atletas militares irmãos quando aqui chegarem?

5) Amados vocês não acham que nós temos muitas IGREJAS?

Existem pelo menos duas linhas de pensamento: Sim- no sentido, que cada homem deseja ser líder e ter prestígio;

Não- no sentido, que na fartura de divergências doutrinárias o Senhor pode resgatar o maior número possível de almas.

6) verdadeiramente nós precisamos é de encontrarmos meios para que as já existentes quebrem suas muralhas e unam-se pro único e verdadeiro propósito de levar o evangelho de Cristo e cultivarmos o amor Cristo.

Irmão somente o Espírito Santo pode quebrar muralhas e unir.

A UMEM possui um bom número de requisitos para servir de instrumento ao Espírito Santo para efetuar esta tarefa de construtor de muralhas, observe:

a) formada por militares de várias doutrinas, não possuindo nenhuma delas;

b) verdadeiramente atua como MISSÃO, devido os militares se movimentarem;

c) não possui oligarquia evangélica no corpo, isto é, não possui grupo de pessoas que desejam ficar no poder e passá-lo a gerações futuras como herança.

Ainda mais irmão, glória a Deus pelo o "Ministério árduo mais vitorioso, crianças e adolescente de áreas de riscos". Entretanto a UMEM/Nacional está implementado projeto social de apoio as comunidades, igrejas, escolas com palestras educacionais, por exemplo Como entrar na Marinha, dentro outras, sem fugir de sua missão.